Página 1 de 1

(UFG-2009)- Modernismo

Enviado: 12 Mai 2021, 15:49
por Literária
Parque Industrial

É somente requentar/E usar
É somente requentar/E usar
Porque é made, made, made, made in Brasil.
Porque é made, made, made, made in Brasil.
Retocai o céu de anil/Bandeirolas no cordão
Grande festa em toda a nação
Despertai com orações/O avanço industrial
Vem trazer nossa redenção
Tem garota propaganda/Aeromoça e ternura no
[cartaz
Basta olhar na parede/Minha alegria num instante se
[refaz
Pois temos o sorriso engarrafado
Já vem pronto e tabelado/É somente requentar [...]
A revista moralista/Traz uma lista dos pecados da
[vedete
E tem jornal popular que/Nunca se espreme
Porque pode derramar
É um banco de sangue encadernado
Já vem pronto e tabelado
É somente folhear e usar
É somente folhear e usar
ZÉ, Tom. Tropicália: ou Panis et Circenses. São Paulo: Philips. 1968. 1 Disco. Faixa 5.

O movimento tropicalista caracterizou-se por incorporar elementos universais da cultura jovem mundial, bem como por fazer crítica ao comportamento da sociedade brasileira, tanto em relação ao consumo da cultura importada dos EUA e da Europa como aos excessos do discurso nacionalista. Tendo como base o trecho da letra, o período em que ela foi escrita e a reflexão sobre indústria cultural, verifica- se a
a)continuidade das referências elitistas que caracterizaram a Bossa Nova e o estímulo à organização de movimentos sociais.
b)inspiração na Jovem Guarda e no iê-iê-iê, bem como a crítica às informações festivas privilegiadas nos jornais.
c)referência ao movimento Verde-Amarelo e a tentativa de defender a produção cultural nacional, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922.
d)inspiração no Dadaísmo e a defesa ao comodismo das classes sociais mais abastadas proporcionado pelas novas tecnologias.
e)influência do ideário antropofágico e o estabelecimento da leitura alegórica de um país ao mesmo tempo moderno e retrógrado.
Resposta

E
Porque não pode ser a "C"?

Re: (UFG-2009)- Modernismo

Enviado: 12 Mai 2021, 20:19
por Menitham
Literária, Olá,
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi inspirada no Manifesto do Pau-Brasil, que era a revelação cultural Brasileira a partir das tendencias Europeias da época, isso é : o existenciaslismo e o surrealismo da época, junto das outras vanguardas europeias.
O Movimento Verde-Amarelo era uma critica a essa sequencia de eventos que colocava na cultura brasileira elementos de fora, o surrealismo, a psicanálise, nao eram movimentos genuinamentes brasileiros, era um made in Brasil com influências culturais estrangeiras. Em especial era uma critica voltada para Oswald de Andrade.
Embora toda essa preocupação do movimento, a literatura do Modernismo conseguiu se revelar incrivelmente brasileira, nao fugindo da tematica nacional/regionalista.

O movimento tropicalista fez a mesma coisa que a Semana da Arte Moderna de 1922, colocou elementos estrangeiros na moda Brasileira, adaptando ao meio cultural.
Mesmo assim, o O Movimento Verde-Amarelo tinha razão em se preocupar com as tendencias das vanguardas europeias no brasil.

Re: (UFG-2009)- Modernismo

Enviado: 14 Mai 2021, 17:24
por Menitham
Menitham, O ideário antropofágico era a certeza de que a literatura brasileira se assimilaria com as Vanguardas, mantendo seu conteudo primordial cultural. O Movimento Verde-Amarelo era o medo de que isso pudesse não ocorrer. Muito pelo contrário ao que pensavam eles, As vanguardas europeias despertaram o melhor da cultura brasileira, nunca antes visto.
Assim, movimento tropicalista trouxe elementos de fora e misturaram com o que ja existia na cultura brasileira, valorizando ainda mais o que existe aqui, sem excluir-la