Página 1 de 1

(UNESP-2012)- Modernismo

Enviado: 12 Mai 2021, 11:05
por Literária
Com pouco dinheiro, mas fora do eixo revolucionário do mundo, ignorando o Manifesto Comunista e não querendo ser burguês, passei naturalmente a ser boêmio. (...) Continuei na burguesia, de que mais que aliado, fui índice cretino, sentimental e poético. (...) A valorização do café foi uma operação imperialista. A poesia Pau Brasil também. Isso tinha que ruir com as cornetas da crise. Como ruiu quase toda a literatura brasileira “de vanguarda”, provinciana e suspeita, quando não extremamente esgotada e reacionária.
(Oswald de Andrade. Prefácio a Serafim Ponte Grande, 1933.)

O texto de Oswald de Andrade
a)expõe o anseio do autor de que a literatura e as demais formas artísticas fossem controladas pelo Estado e escapassem, assim, da tutela da classe social hegemônica.
b)revela algumas das principais características do movimento modernista de 1922, como a busca da identidade nacional e a adesão a projetos político-partidários de direita.
c)indica o afastamento gradual dos participantes da Semana de Arte Moderna em relação aos componentes ideológicos de esquerda que caracterizaram o movimento.
d)explicita a preocupação dos setores políticos e sociais dominantes frente à crise econômica provocada pela alta do preço do café e sua tentativa de regulamentar o setor.
e)demonstra a defesa, pelo autor, da politização da produção literária e o abandono de parte dos princípios estéticos que guiaram sua obra na década anterior.
Resposta

E
Porque não pode ser a "B" ou "C"??

Re: (UNESP-2012)- Modernismo

Enviado: 12 Mai 2021, 11:17
por iammaribrg
A B não pode por que não houve adesão a projetos políticos partidários do direita, até pq na primeira fase o foco não era crítica social nem coisas assim. A C pelo mesmo motivo. Na primeira fase do Modernismo, que é a época do Oswald de Andrade, o foco maior era se desviar do padrão parnasiano de produção e buscar uma identidade brasileira somente, sem influências externas de outros países. Essa preocupação política só é manifestada na 2 fase, no engajamento político praticado por Drummond.

Re: (UNESP-2012)- Modernismo

Enviado: 12 Mai 2021, 20:38
por Menitham
Literária, Na sua obra Marco Zero, ele conta todos os aspectos politicos do que se viveu na Década de 30, as intençoes políticas dele pelo Comunismo eram claras, e o governo de Getulio era uma forma de contrapor o cenário politico vivido por ele. Embora ele mesmo se classificasse burguês na época.
Sua obra era do tipo análise histórica misturado com a visão pessoal dele.
Quando Oswald de Andrade fala que abandonou os extremos da suas existencias, dinheiro, ideologias,- ele ainda continua defendendo a politização como função da literatura.